Thursday, January 11, 2007

Federação Académica do Porto

A Instituição
A Casa das Glicínias desenvolve um trabalho de intervenção comunitária desde 1997. É um Centro multifuncional de prestação de serviços personalizados de carácter social, educacional e cultural. Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos através da prestação de serviços de carácter social, assente numa intervenção intergeracional. Os objectivos da sua acção visam proporcionar e aumentar:
- Bem-estar físico e social;
- O acesso e a qualidade dos serviços básicos;
- O acesso a bens culturais;
- Novos contextos de aprendizagem.
Para atingir estes objectivos, prestam diversos serviços:
- Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)
- Lavandaria Comunitária
- Centro de Convívio
- Centro Comunitário (Biblioteca Comunitária, Grupo de Jovens, Animação de Tempos Livres e Ensino Recorrente Nocturno)

Todo este trabalho do Centro Multifuncional assenta numa filosofia de intervenção intergeracional. O grupo de pessoas com quem trabalham abrange as diversas faixas etárias, sendo as actividades sempre planeadas em função da interacção entre todos.


Corpo de Voluntários
O Corpo de voluntários da Casa das Glicínias foi criado no âmbito do Projecto PAII-SAD em Setembro de 2002, com o objectivo de humanização do SAD: a prestação de cuidados básicos era assegurada por uma equipa de profissionais mas a questão afectiva e lúdica ficava por dar resposta devido ao rácio entre recursos humanos / serviços prestados. Com o contributo dos voluntários foi possível dar resposta às necessidades afectivas dos utentes e investir numa componente mais lúdica, fundamental para a efectiva qualidade de vida da pessoa, que passa pela valorização do potencial de cada um, bem como o reforço da auto-estima.

Actualmente, o voluntariado estende-se a qualquer serviço/iniciativa da Casa das Glicínias e do Desenvolvimento Social. Por exemplo, o projecto dos “Contos Viajantes” desenvolvido pela Biblioteca Comunitária: durante este ano lectivo, à imagem do que foi feito o ano passado, serão enviados dois exemplares de um livro para cada ATL das Instituições Sócio-educativas da Cidade do Porto. Posteriormente será feito um contacto telefónico com o(s) responsável(eis) pelo ATL, para marcação de uma ida ao espaço para a leitura de uma história ligada à temática dos direitos humanos. Deixa-se às educadoras e ao grupo o desafio de trabalharem o tema da história e da temática em geral. Também será feito o convite de irem posteriormente às Casa das Glicínias para conhecerem a Biblioteca Comunitária e uma segunda sessão de trabalho a partir da mesma temática e dos trabalhos elaborados pelas crianças. No âmbito desta iniciativa, é divulgado o serviço de empréstimo de lotes da Biblioteca Comunitária da Casa das Glicínias e as instituições interessadas, ao virem à Casa, podem fazer uma requisição.


Inscrições
Qualquer pessoa interessada em fazer voluntariado poderá preencher a ficha de inscrição na Casa das Glicínias ou na FAP. Depois serão contactados para uma entrevista onde será avaliado o perfil do candidato e explicado o funcionamento dos vários serviços/iniciativas. Depois, de acordo com as necessidades da Casa das Glicínias, os interesses e a disponibilidade do candidato, será acertado o horário e a frequência.

Contactos:
Casa das Glicínias
Rua de Contumil, 107, 4350 Porto
Tel: 225573740 / Fax:225573741
Federação Académica do Porto
Rua do Campo Alegre, 627
Tel. 226076370
voluntariado@fap.pt

No comments: